Terapia Ocupacional

TERAPIA OCUPACIONAL

A Terapia Ocupacional (T.O.) é a profissão da área da saúde, que atua no desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas que tenham seu desempenho ou sua convivência afetados por problemas motores, cognitivos, emocionais e de inserção social. O profissional terapeuta ocupacional está habilitado para ajudar a desenvolver, recuperar ou manter habilidades necessárias no desempenho das chamadas atividades da vida diária, produtivas e de lazer levando em conta as particularidades de cada indivíduo, bem como o ambiente em que vivem.

É uma área que tem intervenção voltada para a pessoa e seu grupo social em que o objetivo é ampliar o campo de ação, desempenho, autonomia e participação, considerando recursos e necessidades de acordo com o momento e lugar, estimulando condições de bem-estar e autonomia.

O Terapeuta Ocupacional é o profissional de saúde, devidamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO). É necessário ter formação acadêmica superior, habilitado a avaliar o paciente, buscando identificar alterações nas funções de desempenho ocupacional, considerando faixa etária ou desenvolvimento da formação pessoal, familiar e social. O terapeuta Ocupacional prioriza a melhora da capacidade funcional da pessoa nas atividades de sua rotina diária do brincar, da alimentação, de vestuário, da higiene, atividade escolar e profissional. Tem como enfoque também avaliar a necessidade do uso de tecnologias assistivas e de órteses, quando necessárias para melhora de posicionamento, independência e autonomia.

Galeria

Fone: (48) 3334-0500
WhatsApp: (48) 99947-6430

R. Cap. Amaro Seixas Ribeiro, 70
Santa Mônica - Florianópolis - SC